top of page

Lélio Jr e Weberth estão prontos para acelerar no maior rally das Américas

Largada será neste sábado em Petrolina/PE e a chegada na vila do Preá/CE. Serão 3.800km divididos em oito etapas com um roteiro inteiramente no Nordeste do país. Atração desta sexta-feira será o Prólogo de 13km.


Petrolina (PE) - O maior rali das Américas vai começar em território pernambucano e às margens do Rio São Francisco, o Velho Chico. E a dupla Lélio Jr/Weberth Moreira #321, da Fifi Rally Team, conta as horas para a largada neste sábado, 11. Após quatro edições consecutivas, competindo nos UTVs, a dupla goiana vai acelerar nos carros, na categoria T4 com um Can-Am Maverick X3 totalmente adaptado para categoria com mais de 200cv de potência e que também ganhou novo layout.


Com 20 participações no currículo, Lélio Jr resolveu encarar mais esse desafio na edição 2023. Desde 2019, deixou o banco de navegador e assumiu a pilotagem e não parou mais. “Competir entre os carros será top. Fiz 15 Sertões na categoria carros, mas como navegador, e sinto que agora vou voltar às raízes e estou muito animado”, explica o piloto. “Fizemos algumas modificações pontuais, entre elas, o carro ganhou um novo motor, colocamos amortecedores EXT, final drive e foi realizada toda a parte elétrica. Vamos atingir uma velocidade máxima maior, com mais segurança”, conta.



Para os navegadores, a partir desta edição, serão oferecidas duas opções: seguir navegando com a tradicional planilha de papel ou optar pelo tablet. E Weberth aprovou a inovação, após vários perrengues com água e lama que danificavam a planilha. “É uma realidade e uma novidade tecnológica é sempre bem-vinda, ainda mais que trabalho com TI. Vamos usar tecnologia parecida com os ralis internacionais e acredito que será tranquilo e a cada dia vou me adaptando com esse novo modelo, mas a prioridade sempre será nosso desempenho”, afirma o goiano que segue para quinta participação consecutiva no Sertões.


O desafio do 31º Sertões promete exigir muito das máquinas e competidores, uma vez, que será disputado 100% no Nordeste entre os estados de Pernambuco, Bahia e Ceará com um percurso repleto de adversidades ao longo de 3.800km, dos quais 2.080 de trechos cronometrados (Especiais). Mas diferentemente das edições anteriores, a organização prezou por um roteiro no formato margarida, quando a largada e chegada são no mesmo local, o que facilita a logística das equipes de apoio que não precisam deslocar longas distâncias todos os dias. A prova terá um formato mais compacto, deslocamentos mais curtos tendo como cidades das etapas Petrolina/PE, Xique-Xique/BA, Crato, Sobral e Cruz, no Ceará.



Quinta-feira foi dia de shakedown para fazer os últimos ajustes nos veículos. Já nesta sexta-feira, a partir das 7 horas, os competidores participam da Largada Promocional, na Orla de Petrolina (avenida Cardoso de Sá – Centro), onde todos serão apresentados e, na sequência, entre 8 e 14 horas, acontece o Prólogo, disputa de dois em dois, que define a ordem de largada para o rali e que terá 13km. Será um “esquenta” com trechos de piçarra, cascalho, pedras e curvas de 180º, os mais rápidos disputam à tarde o Super Prime.


Ação Social com a SAS Brasil – Rali e solidariedade caminham juntos na Fifi Rally Team, tanto que a equipe é uma das mantenedoras da SAS Brasil (Saúde e Alegria Sertões) que leva atendimento médico a regiões carentes do país. Uma das Unidades de Telemedicina Avançada (UTAs), que recebe a população durante todo o ano, foi batizada como UTA Fiorella Andrade Carneiro, e é mantida com a com o apoio da equipe goiana. Fiorella, terceira filha de Lélio Jr, também inspirou o nome da Fifi Rally Team, que é uma homenagem a essa estrelinha.


“Preparamos um livro infantil, o Diversão com a Fifi Rally, com jogos e páginas para colorir que será distribuído a todas as crianças ao longo do roteiro, além daquelas que passarem pelo projeto da SAS Brasil. Foram impressas 500 exemplares e esperando levar um pouco de diversão a eles, e contanto a história de nossa equipe”, finaliza Lélio Jr.



Para acompanhar a aventura da dupla Lélio Jr/Weberth Moreira: Instagram @fifirallyteam, site www.fifirallyteam.com.br e o novo canal do Youtube youtube.com/fififrally


A Fifi Rally Team tem patrocínio do Banco BCJ e da Rafaela Investimentos e apoio da Happy Capital, Fralle, CBDI, Gasomix, Dub Boyz e DSX.



Roteiro 31ª edição do Sertões (11 a 19 de agosto)


11/8 – Prólogo: Petrolina (PE)


12/8 – Primeira etapa: Petrolina / PetrolinaDI: 18 km / SS: 174 km / DF: 54 km – Total: 246 km


13/8 – Segunda etapa: Petrolina / Petrolina (Raso da Catarina)DI: 185 km / SS: 372 km / DF: 114 – Total: 671 km


14/8 – Terceira etapa: Petrolina / Xique-Xique (BA) (Maratona)DI: 74 km / SS: 404 km / DF: 31 km – Total: 509 km


15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique / Petrolina (Maratona)DI: 0 km / SS: 324 km / DF: 290 km – Total: 613 km


16/8 – Quinta etapa: Petrolina / Crato (CE)DI: 66 km / SS: 213 km / DF: 215 km – Total: 494 km


17/8 – Sexta etapa: Crato / SobralDI: 154 km / SS: 207 km / DF: 312 km – Total: 673 km


18/8 – Sétima etapa: Sobral / CruzDI: 83 km / SS: 226 km / DF: 49 km – Total: 357 km


19/8 – Oitava etapa: Cruz / Cruz (Preá)DI: 51 km / SS: 160 km / DF: 26 km – Total: 237 km


* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final


Distância total: 3800 kmEspeciais: 2080 km

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page