Um tema que chama à atenção e desperta grandes curiosidades do público amante do automobilismo, especificamente do off-Road, é sobre quais seriam as mudanças em um veículo de competição entre no veículo entre uma prova e outra.
Conversamos com Pablo Fernando Fonseca Torres, que ao lado do pai Luciano Moreira Torres são os responsáveis full-time pela equipe de mecânicos.
O que mudou no UTV que competiu na SARR Series em 2024 e o que competirá na sexta edição do SARR 2025? Quais as novas configurações e o que o carro traz de novidade?
Segundo Pablo , “A gente veio com uma série de upgrades estruturais: foi trocado o conjunto roda e pneu. Usamos um conjunto de roda com badge lock forjada e pneu com composto mais macio, para obter uma melhor aderência. Trouxemos um novo painel novo para melhorar a instrumentação e a visualização, ou seja, a condução e navegação da dupla. Fizemos reparos estruturais, uma completa revisão elétrica e estamos trabalhando com uma nova marca de fluido. Antes destas mudanças promovemos uma série de testes para obter parâmetros e dados. O resultado é que hoje temos um carro bem mais robusto, preciso e confiável’’.

Pablo faz questão de detalhar sobre os pneus:
‘‘Para os terrenos que temos que vencer, principalmente as dunas de areia, onde o pneu esquenta demais e a variação de libra é muito grande – muitas vezes a roda, o pneu calça, ou seja, a roda gira dentro do pneu. Então, com esse conjunto de rodas novas, tem um sistema de badge lock, com uma borda parafusada, o que impede que a roda “morda o pneu” e gire. Com esse sistema pode estar com 5 ou com 25 libras que vai ter tração.
Ou seja, o carro passou por um por uma vistoria muito rigorosa, pelos mecânicos.
Durante a prova a variação de temperatura é muito grande e isso gera muito estresse no
equipamento. Neste ano faremos a transmissão das etapas ao vivo – somos pioneiros nisso – e contamos com um minicomputador ligado do carro diretamente com a Starlink. É todo um aparato eletrônico diferenciado que os outros carros não têm. Isso exige um upgrade, com bateria e fiação específica para poder aguentar.
Vai ser um grande desafio colocar tudo isso para transmitir ao vivo também uma coisa que mexe com toda a equipe. É esse é o espírito Fifi Rally: todo mundo quer por que gostamos de ser desafiados”.
A Fifi Rally Team conta com o patrocínio de Rafatella Investimentos, BCJ, Ritzy Incorporadora e Asarock Asset Management, além do apoio da Happy Capital, CBDI, Fralle, Dub Boyz, DSX e Gasomix.

留言