Para a Fifi Rally Team, o dia começou como sempre movimentado, com todas as engrenagens como de rotina, funcionando perfeitamente.
A expectativa de todos era muito grande para hoje, ante os últimos resultados, principalmente da especial desta terça, quando o piloto Lélio Vieira Carneiro Júnior e o navegador Weberth Moreira alcançaram o primeiro lugar na categoria e no geral, obtiveram a quarta colocação. Isso reforçou a expectativa de uma boa performance para hoje para repetir os bons resultados do dia anterior.
E tudo começou bem. Largaram em quarto lugar, em uma pista que logo se mostrou traiçoeira. Nos primeiros quilômetros ultrapassaram um UTV e se seguida, ultrapassaram outros dois que “atolaram”.
Esse fato serviu de aviso e os competidores da Fifi Rally Team passaram a usar estratégias, como andar sobre o capim, evitando o terreno de salina alagado. O resultado foi positivo e puderam rapidamente ganhar terreno. Quem acompanhou a transmissão através do Canal do YouTube pode ver “de dentro do carro” o trabalho de piloto e navegador em boa parte da especial.
Até que a poucos metros de uma zona de radar, quando estavam em linha reta e baixa velocidade devido às condições da pista, o carro rodou em 360 graus, e veio a capotar por duas vezes.

Foi um grande susto, mas a gaiola do UTV, e os equipamentos pessoais de segurança se mostraram eficientes e felizmente piloto e navegador nada sofreram.
Rapidamente o apoio da Fifi Rally Team chegou e começaram a trabalhar para remover o carro e fazer uma pré-avaliação, com vistas ao retorno o mais breve possível à competição.
Verificando as condições da pista, no local onde ocorreu o acidente, é possível notar que se trata de um terreno com uma textura bastante peculiar, uma mistura de sal (sim, é uma salina, como dizem os nativos), areia e terra, tudo isso encharcado e muito escorregadio.
Para Lélio Júnior, o acidente foi uma grande decepção e por suas características, também uma grande surpresa: “Estávamos bem e depois de ter passado todo mundo seguíamos em primeiro no geral. Ao nos aproximarmos da zona de radar, em um terreno muito liso, aparentemente o suporte do amortecedor traseiro quebrou e capotamos. De outra forma, eu teria controlado o carro, pois estávamos em linha reta e em velocidade baixa, mas viramos passageiros e fomos parar em cima de arbustos e galhos de árvores. A gente vinha muito bem uma especial muito difícil. E sofrer um acidente a menos de trezentos metros de uma zona de radar, e a aproximadamente quarenta quilômetros por hora, é bastante frustrante, principalmente porque pela estratégia adotada, estávamos conseguindo andar na frente todo mundo”.
E continua:
“Embora o carro possa parecer que tenha ficado destruído, mais em função da terra, lama e arbustos, o habitáculo, ou célula de sobrevivência, funcionou e permaneceu intacta, o que garantiu que nada sofrêssemos. Usamos indumentária homologada pela FIA, além de equipamento de segurança que garante que o capacete permaneça na cabeça. O banco é todo projetado para minimizar situações como a de hoje e a gaiola, a estrutura do carro que, mesmo após duas capotadas permaneceu intacta. Já tive outros capotamentos, mas este foi o mais confortável”. (risos).
Weberth Moreira também não escondeu a frustração pelo ocorrido, pois vinham muito bem, em primeiro lugar e com uma estratégia adotada que se mostrou muito eficiente. A preocupação agora é “Saber o que de fato aconteceu com o carro e se teremos condições de competir na próxima especial, nesta quinta-feira”.
Depois tudo o que aconteceu, uma certeza: a total segurança e confiabilidade do carro, mesmo em momentos extremos.
Amanhã, tem mais.
Isso é Rally.
Isso é Fifi Rally Team.
A Fifi Rally Team conta com o patrocínio de Rafatella Investimentos, BCJ, Ritzy Incorporadora e Asarock Asset Management, além do apoio da Happy Capital, CBDI, Fralle, Dub Boyz, DSX e Gasomix.
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